Tecer e Articular a Resiliência

EcoTEAR – TEcer e Articular a Resiliência é a frente de

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da RIZOMAR.

Através de diagnósticos biorregionais, são levantados e desenvolvidos sistemas de informação, mapeamentos de unidades de referência, assim como identificação de atores, organizações, instituições e lideranças com o objetivo de promover o turismo de base comunitária e a agricultura e o extrativismo de base agroecológica.

Diagnóstico biorregional

Busca tornar visível as forças já existentes em uma biorregião, identificando dinâmicas e atores marginalizados ou “invisíveis”, contribuindo para a resiliência local.

O diagnóstico é o produto do trabalho de campo imersivo, que resulta em um mapeamento dos atores e projetos locais, diagnósticos de unidades de referência e análise de oportunidades para fomentar a capacidade de resiliência coletiva.

Articulação de atores e projetos

Através de oficinas, rodas de conversa e atividades de sensibilização e utilização dos diagnósticos a fim de auxiliar na apropriação das ferramentas e dados levantados pelos atores-chave locais.

Diante da carência de estudo científico, transversal e interdisciplinar, capaz de propor estratégias para uma real resiliência territorial, a Rizomar estimula a cooperação e colaboração com projetos de pesquisa e extensão universitária, para não apenas disponibilizar os dados coletados mas também construir projetos e cocriar novas maneiras de abordar os desafios que estamos vivendo.

Bioregiões do Brasil

Navegue pelo mapa e conheça as biorregiões que mapeamos.

 

 

 

 

 

Quer ter acesso aos dados do mapeamento?

Quer contribuir com o mapeamento de biorregiões no Brasil?


.