Metodologia para construir incubadoras de projetos no formato de ecovilas

Conjunto de práticas que visam garantir uma ocupação regenerativa com impacto socioambiental na área rural.

Com métodos para construção, registro e monitoramento nas áreas jurídicas, ambientais e sociais e econômicas criamos uma estrutura para auxiliar a criação de ecovilas como incubadoras de projetos socioambientais, oferecendo um ecossistema de ferramentas e tecnologias sociais.

As 5 principais frentes de atuação:

Ao se atentar as seguintes temáticas é possível tornar o processo de transição para o campo mais fácil, barato, progressivo e colaborativo.

Consultoria jurídica

Auxílio para formalização do grupo e compra coletiva da terra, elaboração de modelos de termos, estatutos, regimento interno e aparelhamento jurídico para gestão de riscos.

Consultoria Ambiental

Análise de ocupação do terreno e orientações estratégicas com objetivo de acelerar a regeneração. Adequação às legislações ambientais, metodologias de monitoramento e possibilidades de geração de renda com restauração.

Capacitações do grupo

Conjunto de formações e capacitações que são desenhados de acordo com as necessidades do grupo.

Infraestruturas coletivas

Planejamento para ocupação da terra, organizando os processos para obras de acesso de estrada, distribuição elétrica, sistema hídrico e manejo de água de chuva.

Integração local e incubação

Articulação e integração de projetos coletivos e individuais no território, auxiliando na criação de uma incubadora de projetos regenerativos.

Comunidades Rizoma que ajudamos a formar

Navegue pelo mapa e conheça as biorregiões que mapeamos.

Quer morar em uma Comunidade Rizoma?

Quer criar uma Comunidade Rizoma no seu terreno?


.